Conteúdos que edificam - Saúde emocional e a tristeza.



Ao olharmos o texto bíblico nos deparamos com uma passagem marcante quanto as alterações no estado de humor e emocional do ser humano: Lucas 24.17 "Então lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais E eles pararam entristecidos".

Todos os impactos emocionais e traumáticos causam inúmeras deficiências e mal funcionamento em nosso organismo.


Os discípulos estavam desolados, as suas esperanças e sonhos desvaneceram, foram inundados de profunda preocupações e envolvidos em densas tristezas. Cabe ressaltar a importância da tristeza em nossa vida, pois trata-se de algo natural e saudável, ninguém vive todo o tempo rindo e esbanjando felicidade, quando uma pessoa assim procede que está tentando esconder algo, ou há mesmo a existência de algum adoecimento.


Portanto, fica triste por um tempo é natural. A tristeza tornar-se mesmo o problema quando impede o ser humano de dá continuidade à vida, e perder o prazer nas coisas que anteriormente era significativo no seu dia a dia.

No texto de Lucas 24, a tristeza era de tal monta que impedia os discípulos de reconhecer o mestre Jesus conversando e andando com eles, não só isso, mas, também na administrando da Palavra a ponto de fazer os corações deles aderem com o poder do Senhor.


As dores nos levam a focar exclusivamente no local dolorido e não conseguimos levantar os olhos em outras direções para observar os cuidados, as bênçãos e as provisões do Criador a nosso favor.

Nesse momento só você sabe o tamanho da sua tristeza, talvez por perder o seu emprego, por ter alguém da família precisando de atendimentos médicos intensivos, por crise familiar ou socioeconômica.

Lembre-se o Senhor entra contigo e senta-se calmamente a sua mesa para que lhe dá paz e segurança e te diz não Temas!


Pr Ismael Psicólogo



Destaques