Empecilhos para a obra missionária

Não é incomum a presença de empecilhos para execução da obra missionária. Aliás, a sua ausência pode ser um sinal de que alguma coisa está realmente errada. Nota-se que, tanto em Esdras como em Neemias, tais empecilhos surgiram como parte natural do processo. No caso de Esdras, quantos Zorobabel estava liderando a reconstrução do templo, várias investidas dos adversários foram notadas. Em Ed.4, por exemplo, encontramos várias formas de ataque dos inimigos tentando impedir a obra: o povo ali existente contratou conselheiros para lhes frustrarem os planos (Ed.4:5), O que durou todos os dias do rei Ciro (522-486 a.C); Uma ocupação surgiu durante o reinado de assuero (464-423 a.C) contra os habitantes de Judá e de Jerusalém (Ed.4:6); muitas acusações (Ed.4:7-23) surgiram durante o reinado de Artarxerter (463-423 a.C), as quais incluíram a ameaça de que os judeus iriam deixar de pagar seus impostos ao rei (v.13), de que o rei seria desonrado (v.14), de que o povo iria se rebelar contra o rei (v.15) E de que o povo iria tomar o controle de toda aquela região (v.16). Isto fez com que a obra de reconstrução do tempo parasse de 536 a 520 a.C, até que o rei Dario desse uma nova ordem para que a obra continua assim.

 

No caso de Neemias, tais tentativas por parte de inimigos não diminuiriam, ainda bem no começo de sua empreitada, seus inimigos já despontavam com vigor (Ne.2:10,19-20). Estes persistiram de várias formas, buscando intimidar o povo (Ne.4) e, depois, Neemias pessoalmente (Ne.6). Assim, notamos que houve uma constante luta entre aqueles que estava fazendo a obra do Senhor e o seus opositores.

 

Não é diferente no campo missionário, seja ele qual for. Até mesmo em áreas que aparentemente são fáceis e onde não a resistência visível, vários tipos de empecilhos podem surgir a qualquer hora. Tais obstáculos podem vir de dentro e de fora. De dentro, muitos casos de inveja, falta de respeito entre membros de equipes, desajustes ideológicos que são detectados apenas quando se chega ao campo, distorções teológicas, entre outros. Por fora, a medida que a luz do Evangelho avança em determinados Campos, o povo pode se levantar Contra mensagem para segurar seus interesses. Outros casos podem incluir a resistência religiosa por parte do povo, perseguições, divisões eclesiásticas, competições entre missionários e diferentes denominações, e assim por diante.

 

Em tudo isso há uma promessa solene de Jesus Cristo, que se resume em duas palavras vindas de sua boca: "edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt.16:18) e "eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos" (Mt.28:29).

 

 

Please reload

Destaques

Nota de Falecimento - Pastor Nicodemos de Souza

30/09/2019

1/10
Please reload

Posts recentes