Entrevista – Pr. Filemon apresenta as modificações do Departamento de Missões IDE

O Pastor e Missionário Filemon Soares, diretor do Departamento de Missões desde Outubro de 2014, tem trabalhado arduamente para a continuidade da obra missionária em nosso ministério. Recentemente o departamento passou por mudanças estatutárias, desenvolvimento de novos projetos e uma repaginação em sua identidade visual. Sendo assim, o entrevistamos para explicar essas transformações.

 

Estatutariamente o que mudou no Departamento de Missões?

Pr. Filemon - A mudança estatutária veio com o objetivo de estabelecer parcerias com agências de missões porque elas têm uma estrutura para selecionar, para formar, enviar e dar assistência espiritual, moral e financeira. Então, como nós ainda não temos essa estrutura, foi necessário modificar o estatuto para que eles tenham maiores condições de fazer um trabalho descente para a obra de Deus. Um exemplo é a Agência WEK Brasil – Missão AMEM que trabalha em parceria com as igrejas brasileiras no envio de missionários bem preparados, no cuidado deles e de suas famílias, para que possam exercer um ministério efetivo de longo prazo entre os povos não alcançados. Um diferencial é que quando vamos enviar um missionário ao exterior, eles já possuem uma receptividade para que esse novo missionário seja adaptado da melhor forma possível e a supervisão do trabalho executado.

 

O Departamento de Missões agora se chama IDE – Missões Urbanas e Transculturais, por quê?

Pr. Filemon – O Departamento agora passou a ser responsável pelo evangelismo, no estatuto a nova nomenclatura é Departamento de Evangelismo e Missões, sendo assim, surgiu o pensamento de mudar a nossa identidade visual. Missões Urbanas veio de um pensamento em realizar um evangelismo estratégico. Nós queremos alcançar todas as pessoas e para que isso aconteça temos que falar a língua de quem estamos buscando. Temos que estar preparados para evangelizar os mais diversos grupos da sociedade, para que a palavra de Deus seja cumprida.

 

Qual o significado do novo logo?

Pr. Filemon – O novo logo busca transmitir os objetivos do Departamento. O ramo que compõe a imagem é uma referência ao evangelismo onde semeamos a mensagem do evangelho e o mundo significa a missão transcultural, alcançar todos pelo mundo.

 

Qual o mais novo projeto do Departamento IDE?

Pr. Filemon – Nós desenvolvemos um plano piloto de evangelismo chamado “Missões Urbanas – Estratégia para o Crescimento da Igreja”. Ele ainda está no processo de aprovação pela a nossa diretoria geral, mas o seu foco é preparar melhor os nossos membros para uma evangelização efetiva. Após esse processo vamos fazer uma pesquisa de campo em cada regional para ver qual o público que precisa ser alcançado e levar esse treinamento para os líderes locais para que isso possa expandir pelos membros. Queremos ser multiplicadores do evangelho.

 

Qual a importância dessas mudanças para a nossa Igreja?

Pr. Filemon – Nós, infelizmente, estamos muito arcaicos, precisamos nos atualizar. Se você vai a uma igreja e pergunta quem são os novos convertidos, poucos vão se manifestar no meio de muitos membros. Nos batismos, a maioria dos candidatos são filhos dos nossos membros. Isso é preocupante, pois significa que a nossa Igreja parou de ganhar almas para Jesus e, por isso estou apresentando novas estratégias para que possamos voltar a fazer a obra de Deus assim como Ele nos ordenou.

Please reload

Destaques

Nota de Falecimento - Pastor Nicodemos de Souza

30/09/2019

1/10
Please reload

Posts recentes