TEMPLO CENTRAL

Rua São Paulo, 1341, Lourdes

Belo Horizonte/MG 30.170-131

TELEFONE
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

31. 3303-4000

© AD Belo Horizonte - Pastor Presidente Simoni Hélio de Moraes | Ano 2016 | Todos os direitos reservados.

A casa: um ambiente para ensinar a vida com Deus - Parte 2

 Queremos dar continuidade ao tema proposto na primeira parte deste artigo. Um lembrete aos pais que desejam criar seus filhos no temor e na admoestação do Senhor.

 

Os pais são instruídos a levarem seus filhos ao conhecimento de Deus. É no lar que forjamos o caráter de nossos filhos. É no lar que aprendemos juntos à amar a Deus e a serví-lo. O lar é o local de treinamento de nossos filhos. É no lar que estamos preparando as flechas para serem lançadas longe. A tarefa de ensinar era uma responsabilidade do lar. Inculcar é colocar dentro. Dentro de que? Do coração da criança. Ela precisa entender que Deus a criou com um propósito. Ele quer dirigir seus passos e fazer presente em suas decisões quer sejam simples ou complicadas.

 

O lar é um laboratório onde experiências são postas à prova. É um lugar onde a vida toma decisões. O lar é lugar onde uma criança é livre pra pensar, falar, testar idéia   (Ed. Atos, pag. 22  11/2002)

 

Deus se interessa pela família. Afinal, Ele é o arquiteto. Ele é o criador. Ele quer pais, filhos e netos vivendo e sendo usados para o louvor de sua  glória.

 

Quem são os responsáveis por esse ensino? A Igreja? A Escola Dominical? O Culto Infantil? Deixar o ensino “somente” para a Igreja e a Escola Dominical é um grave erro e prenúncio de uma catástrofe espiritual em nossos filhos.

 

Lares estruturados começam seu alicerce em Deus. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham  os que a edificam...” , Sl 127.1ª (Almeida Revista e Atualizada, ARA).

 

Deus ordenou que as crianças deveriam ouvir a lei de Deus, Dt 31. 12,13.

 

Os versículos acima é um exemplo de lar que preocupa com o ensino da Palavra de Deus. Esse lar não perde tempo em ensinar, instruir. O cap.6 de Deuteronômio é um capítulo que deve ser estudado minuciosamente, pois ele fala da consequência dos filhos guardarem e obedecerem aos mandamentos do Senhor. Eles serão bem sucedidos por onde quer que andarem. Quando crescerem, poderão colocar em prática o que aprenderam. Serão guiados quando caminharem pelas veredas tortuosas da vida. Saberão tomar decisões sábias. Os pais podem desfrutar de oportunidades imensas ao instruírem seus filhos: em casa, andando pelo caminho, ao deitar e ao levantar.

 

O conhecimento de Deus, no dia-a-dia, afasta de nossos filhos o analfabetismo bíblico. Os pais são os primeiros responsáveis a ensinar as verdades eternas para os filhos. O fundamento bíblico começa no lar,..“em tua casa”.

 

D. L. Moody disse: “Eu creio que, se as crianças têm idade suficiente para vir à Escola Dominical, elas têm idade suficiente para vir ao Calvário. Vamos abrir nossas mentes e que Deus nos ajude a ganhar as crianças para Cristo”.

 

Como pais ou responsáveis devemos construir a casa espiritual de nossos filhos. Devemos plantar em seus corações as verdades eternas da Palavra de Deus.

 

O primeiro e grande dever dos pais ou responsáveis é orar, jejuar, clamar com todas suas forças diante de Deus no sentido de que seus filhos venham conhecer e entregar suas vidas a Cristo. Há lares que estão deixando a evangelização dos filhos ao cuidado da Igreja.

 

O primeiro e incansável clamor dos pais é levar seu filho à salvação. Não podemos salvar nossos filhos, mas podemos orar,clamar para Deus salve e os transforme segundo o seu poder. Temos a infância e adolescência para despertarmos em nossos filhos o prazer de servir a Deus e viver para ele. Será que estamos cumprindo essa missão com zelo, na edificação de nossos filhos na Palavra de Deus?

 

“O poder de reproduzir filhos de Deus permanece, bàsicamente, com os pais que amam ao Senhor, conhecem e obedecem a sua Palavra, e se comprometeram de todo o coração a criar  descendentes santos”, (Dr Bruce H. Wilkinson, Fuller, p.147)

 

 

Elcy Fortuna Jales

Pedagoga, Professora na EBPS, Coordenadora do Departamento Infantil do Templo Central e Diretora do Departamento Infantil.

 

Please reload

Destaques

Nota de Falecimento - Pastor Nicodemos de Souza