Vencendo em meio as adversidades!


Existe um rumor generalizado que o ano de 2016 é muito difícil para todos, crises, seca, enchentes, desemprego, fome. Eu, particularmente, me recuso a absorver este rumor porque na Bíblia em Filipenses 4:13 diz “Tudo posso naquele que me fortalece.”


DEUS TEM UMA ESTRATÉGIA!

DEUS TEM SEMPRE UMA PESSOA NUM LUGAR CHAVE!

DEUS TEM SEMPRE UMA SAÍDA AONDE NÃO HÁ SAÍDA!

DEUS TEM SEMPRE A SOLUÇÃO!

DEUS TEM SEMPRE A ULTIMA PALAVRA!


Vivemos em um mundo cheio de desigualdades e de diferenças. E a verdade é que estamos neste mundo. Somos peregrinos em direção à vida eterna (João 3:16). Precisamos conviver com as desigualdades que nos apresentam todos os dias.


Agora, essas diferenças, muitas vezes, são assustadoras. E vidas continuam sendo ceifadas no nosso país, destruídas. Há uma verdadeira pandemia histórica. Numa crise humanitária, o ser humano deixou de ter valor. Hoje, por causa de destruição, de acidentes, do álcool, da droga, dos abusos sexuais, da fome, das epidemias, há um grito ecoando em todos os países, especialmente, no nosso país. Há um grito! As pessoas estão gritando! E esta é a hora mais importante: a oportunidade maior que a Igreja de Cristo tem perante essas situações de demonstrar o amor de Cristo, para que as pessoas que estão nessas estatísticas de grandes desigualdades possam ter esperança de viver.


Então, querido, a Igreja de Jesus deve ensinar ao povo a sair do sufoco, do nó na garganta, e não existe nenhum meio a não ser pelo ensinamento da Bíblia Sagrada. Como podemos confrontar o que é contra nós? Como podemos aprender a enfrentar problemas que nos geram desigualdades? Como podemos aprender a vencer obstáculos que no dia-a-dia surgem na nossa vida?


Gostaria, agora, que começássemos a ver Deus como JEOVÁ-NISSÍ: o Deus que defende que protege que é a provisão. Então, vamos começar a convergir os nossos pensamentos para essa realidade, porque muitos estão extremamente inquietos, desassossegados, porque vêm enfrentando as estatísticas de grandes desigualdades.


Há uma passagem na Bíblia que fala de um fato muito curioso: três nações decidiram lutar contra Israel, contra o povo de Deus. O rei, naquela época, chamava-se Josafá. Josafá estava numa grande desvantagem: eram três exércitos contra um. Estatisticamente, haveria uma grande devastação, seria uma grande derrota para Josafá e para o povo de Deus. Mas, o final da história foi diferente: Josafá venceu e derrotou as diferenças. As coisas mudaram, porque Josafá fez do modo certo.


Então, independentemente do status de vida, do problema que estejas enfrentando, queria te dizer que a primeira coisa que aprendemos, mesmo que as coisas não se encaixam, mesmo que as adversidades sejam enormes, mesmo que o médico tenha dito que é câncer, mesmo que o tumor tenha evoluído, mesmo que a tomografia computadorizada tenha acusado algo muito serio, mesmo que o advogado tenha dito que a causa é impossível; Deus muda situações quando se faz a coisa de modo certo.


Por que Deus quer que você saiba disso? Por causa das batalhas, das oposições em sua vida, das lutas financeiras da vida. Portanto, todos os princípios que compartilho se aplicam em qualquer tipo de batalha que podemos estar enfrentando, especialmente, quando dizemos:“Não há saída!” Então, o que fazer? Quais são as lições? Quais são os princípios?


A história conta em 2º Crônicas 20:1: “Depois disso, os filhos de Moabe (um exército), os filhos de Amom (outro exército), com alguns dos meunitas (outro exército), vieram à peleja contra Josafá.” O “Mau” sabe que a forma que ele tem de assustar todo mundo é vir com os problemas na cabeça das pessoas. Exemplo: Crise, catástrofes, perseguições, terror, etc.


Diz o texto nos versículos 2 e 3: “Então, vieram alguns que avisaram a Josafá, dizendo: Grande multidão vem contra ti dalém do mar e da Síria; eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.” A primeira atitude: “ele se pôs a buscar o Senhor.” Volta-te primeiro para Deus antes de tomar qualquer atitude. Não faças nada sem antes voltar-te para Deus.


O que havia acontecido antes desses acontecimentos com Josafá? Anteriormente houve um grande avivamento para o povo de Israel, houve um grande despertamento. Deus começou a derramar benção e prosperidade. Houve uma alegria que foi enchendo o coração de todos. Qual é a lição? Qual é o princípio que tiramos? Depois de uma vitória sempre há lutas, mas depois da luta sempre há vitória! Benção e batalhas andam juntas. Um lutador nunca ganha títulos sem lutar, um time nunca vence sem jogar, “Lute e vença o jogo da vida.” Deus é contigo!


Então, Josafá teve medo e pôs-se a buscar o Senhor. Josafá teve medo! Isso é normal. A nossa carne é fraca. Não há nenhum “homem de aço” no mundo. Agora, não podemos deixar que o medo nos desmotive, que nos desestabilize, que nos desencoraje, que nos faça desistir.


Queridos, não desista, não te ponhas a olhar para o teu medo pessoal! Não corra! Não fuja das adversidades, das desvantagens. Não deixe nenhuma situação impossível te desmotivar. Portanto, lutas e desigualdades não são para que desanimes; muito pelo contrário: em momentos de crises é que surgem as maiores invenções, os melhores projetos! “Porque para Deus nada é impossível.” (Lucas 1:37)


Josafá BUSCOU AO SENHOR E FALOU COM DEUS SOBRE A SITUAÇÃO. 2ª Crônicas 20:5 e 6: “Pôs-se Josafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na Casa do SENHOR, diante do pátio novo, e disse: Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir.”


Querido, Deus é maior que os nossos problemas! As desigualdades são grandes, as diferenças são muito grandes, as estatísticas são estarrecedoras! Lembra-te do que Deus fez no passado, ele faz, hoje! SE DEUS FEZ NO PASSADO, ELE PODE FAZER, HOJE, AGORA, COMIGO E CONTIGO. Sim, exatamente, como fez no passado. Diz o versículo 9: “Se algum mal nos sobrevier, espada por castigo, peste ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois o teu nome está nesta casa; e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.” "Jesus disse: É me dado todo o poder no céu e na terra, ...; e eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. (Mateus 28:18 a, 20 b)


Se estiver em Cristo e Ele estiver em você, certamente será um vencedor em tempos de crise.



Pr. José Teodoro - Regional Esmeraldas



Destaques
Posts recentes
Arquivo
Palavras-chave
TEMPLO CENTRAL

Rua São Paulo, 1341, Lourdes

Belo Horizonte/MG 30.170-131

TELEFONE
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

31. 3303-4000

© AD Belo Horizonte - Pastor Presidente Simoni Hélio de Moraes | Ano 2016 | Todos os direitos reservados.