A casa: um ambiente para ensinar a vida com Deus - Parte 1

"A sociedade contemporânea está assistindo estarrecida ou mesmo anestesiada a desagregação da família. As pessoas estão vivendo numa profunda solidão mesmo vivendo em família. O diálogo está morrendo nos lares. Os cônjuges já não têm tempo para estar a sós. Os pais já não têm tempo para os filhos. Cada um segue o seu caminho e não para pra avaliar a vida sob a perspectiva de Deus. A marca da nossa sociedade é a superficialidade. Vivemos uma geração que anda errante por ter abandonado os princípios e os absolutos de Deus. Na era da comunicação e da explosão do conhecimento, vemos uma geração analfabeta de Bíblia e a perda dos critérios bíblicos está produzindo uma geração entregue ao relativismo moral. Sem conhecimento da verdade não há como construir uma sociedade justa. A família é a base de todos os outros relacionamentos horizontais. Se a família estiver sem critérios, a sociedade perder-se-á nos labirintos da permissividade." Rev. Hernandes Dias Lopes

 

Hoje defrontamos com sérios problemas nas famílias. A vida corrida, os afazeres domésticos, enfim, o cotidiano tem deixado pais estressados. O trabalho, o estudo, os cursos tem tornado a vida agitada. O dia-a-dia tem sido marcado pela pressa, agitação e uma corrida desenfreada, pais correndo atrás de seus ideais. E em meio esta turbulência está à família, está o lar. Encontramos tempo para lazer, entretenimentos, investimos em uma boa educação dos filhos, viagens, sacrificamos o melhor para atender as necessidades de nossos filhos. Mas o que temos feito para investir na vida espiritual de nossos filhos? Como têm sido o ambiente espiritual nos nossos lares? Onde começa o ensino da Palavra? Veremos oportunidades diversas de criar no lar uma atmosfera onde o ensino sistemático da Palavra de Deus transformará nossos lares.

 

Por que devemos começar cedo na instrução e edificação da casa espiritual de nossos filhos?  Porque os primeiros seis anos da criança, ela está aberta para aprendizado.  Pesquisas mostram que 85% das atitudes em relação a Deus, à Bíblia e à Igreja são desenvolvidas nesta idade. É nesta idade que os pais podem, com a graça de Deus, formar o caráter e promover o crescimento espiritual de seus filhos, pois, nessa faixa etária a criança tem facilidade de crer e confiar em Deus, em seu cuidado. Muitos pais têm perdido oportunidades de levarem seus filhos a Cristo e de confiar em Deus.

 

Se soubermos que é na infância que construímos a casa espiritual de nossos filhos, então não devemos perder tempo. Hoje, agora, é hora de começarmos a construir esse belo edifício para Deus habitar. Mas antes de construirmos esse edifício é necessário olharmos para o nosso interior e ver se existe sinceridade autêntica no relacionar com Deus. Você não pode forçar seus filhos a ser uma coisa que você não é. O ativismo tem deixado pais secos, fracos, frágeis. Pais que não gastam tempo com Deus, pais que não dedicam tempo à oração e ao estudo sistemático da Palavra de Deus. Pais que se assentam para ver futebol, que vibram com seu time, filmes, conversam sobre tudo e sobre todos, mas que estão apáticos a vida espiritual. Pais desnutridos, não influenciam a vida de seus filhos e não são modelos na vida de seus filhos.

 

"Porque Eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que    guardem o caminho do Senhor, e pratiquem a justiça e o juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito",  Gn 18.19. 

 

“Tu  as inculcarás a teus filhos, e delas falarás,  assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar e ao levantar–te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”, Dt 6.7, 8,9.

 

Continua...

 

 

Elcy Fortuna Jales

Pedagoga, Professora na EBPS, Coordenadora do Departamento Infantil do Templo Central e Diretora do Departamento Infantil.

 

Please reload

Destaques

Nota de Falecimento - Pastor Nicodemos de Souza

30/09/2019

1/10
Please reload

Posts recentes